<span style='font-size: 20px;'>Introdução:</span> Introdução:

Se você está lendo este artigo, as pontas de seus dedos devem estar doloridas agora, não é? 🙂

Se eu puder te confortar, diria que esta parte de seu aprendizado é uma das melhores. Onde agora você pode estar sofrendo um pouco, porém daqui pra frente os resultados serão muito satisfatórios. Depois de um tempo esta dor irá sumir, os calos ficarão como a marca de seu esforço e sua dedicação. Mas para você criar estes calos precisa se adaptar a algumas técnicas, tanto o simples fato de tocar como as técnicas que vou apresentar a você nesta lição!

 

fortalecimento dos dedos

Calos ásperos após tocar violão

 
Até você desenvolver seus calos, precisa aprender algumas coisas para acelerar este desenvolvimento, veja:
<span style='font-size: 20px;'>Construindo calos nos dedos:</span> Construindo calos nos dedos:

Primeiro de tudo, o que são calos? São áreas de pele endurecida que se desenvolvem como resultado de irritação da pele, caso sua pele esteja sendo posta a fricção ou a pressão constante. A parte do corpo que contém calos mais comum nos seres humanos são os pés, devido ao caminhar.

Nós músicos violinistas ou guitarristas desenvolvemos calos nas pontas dos dedos principalmente por tocar o instrumento por um longo período de tempo, onde as cordas precisam ser fortemente pressionadas para obtermos o som desejado. Para você não sofrer tanto desenvolvemos algumas técnicas para obter rapidamente estes calos, acompanhe.

 

Dicas para desenvolvimento rápido de calos:

  • Toque bastante! Ok, isto é óbvio, mas é a melhor maneira de desenvolver calos nos dedos de forma rápida e saudável. Quando a ponta de seus dedos começar a ficar marcada pelas cordas e começar a ficar dormente saberá que os calos estão sendo desenvolvidos.

  • Use o método secreto de Eric Clapton. Seu segredo para desenvolvimento de calos está em mergulhar os dedos no álcool. Será que realmente funciona? Digo que sim, pois o álcool resseca a pele e quando ela vai voltando ao normal endurece.

  • Quanto mais dor mais calos, isso mesmo quanto mais você sentir dor nos dedos é sinal que os calos estão sendo desenvolvidos. Não se sinta um masoquista, isto é parte fundamental de seu aprendizado. Caso toque guitarra recomendo fazer solos com bastante Bend’s e Vibratos.

  • Desenvolva calos quando não estiver tocando violão. Os calos podem ser desenvolvidos em qualquer local, tanto no ônibus, no seu tralho, no caminho para o trabalho etc… Existem alguns produtos no mercado que fazer este serviço para você, basta dar uma procurada.

 

O que não se deve fazer?

  • Não mergulhe as mãos em água por muito tempo. Água suaviza a sua pele, então isso significa que a partir de agora você não mais lavar louça sem luvas de látex. Isso vale também para lavar o cabelo, tomar banho, etc 😉

  • Não toque violão após ter lavados as mãos ou ter tomado banho. Quando você sair da banheira / piscina as pontas dos dedos estarão suaves, e as cordas vão raspar eliminando os calos existentes em poucas semanas. Por isso cuide para não ter que esperar mais temo que o necessário. Não toque seu violão ou sua guitarra até que suas mãos estejam completamente secas, isso leva em média uma hora.

  • Não utilize de cremes ou hidratantes nas mãos, caso as mãos estejam secas e vocÊ aplique um hidratante eles irão agir diretamente no calo.

  • Não use estas colas que algumas pessoas e alguns professores recomendam usar. Elas não trazem benefício algum para o desenvolvimento dos seus calos além de mancharem seu violão.

Siga as recomendações acima e você estará no seu caminho correto para endurecer a ponta de seus dedos e desenvolver calos mais rapidamente!

Basicamente, a quantidade de tempo que leva para desenvolver calos em seus dedos é reconhecida a partir do momento que você não sente mais dor.

Se você seguir as minhas recomendações acima e praticar bastante, pelo menos, 30 minutos por dia você verá os resultados rapidamente. É claro que você deve estar treinando outras habilidades no momento. Tanto acordes, quanto exercícios de agilidade e fortalecimento.

Dica importante: Faça um “Medley” de exercícios, junte seus exercícios de Acordes + Exercícios de Agilidade + Desenvolvimento de Calos todos juntos, principalmente se você não possua tanto tempo assim para treinar. Então junte tudo e faça revesamentos a cada tantos minutos, você desenvolverá todos eles de forma homogênea!

 

Ok, mas sobre o tempo?

  • Primeiros dias tocando: Seus dedos vão doer, não há nada que você possa fazer sobre isso. Os primeiros dias, você será capaz de tocar por 10-15 minutos sem parar, mas uma regra básica é sempre ir aumentando conforme você achar necessário;

  • Após 10 dias tocando: A dor muito forte que sentiu no início irá desaparecer completamente e você sentirá a ponta de seus dedos mais firmes e mais duras. Você ainda sentirá a pressão sobre as pontas dos dedos quando você tocar, mas isso é totalmente suportável;

  • Após 1 mês tocando: A dor já é muito bem vinda e ela não irá mais incomoda-lo. Seus calos estão ficando mais fortes e mais saudáveis. De veze em quando, uma camada de pele irá se descascar do seu dedo. Não se preocupe, a pele mais firme é formada por baixo desta. Apenas continue tocando e desenvolvendo suas habilidades que tudo o que precisar se descolar vai sair por si só.

aprender a tocar violão

Exemplo de calos saudáveis

<span style='font-size: 20px;'>Como diminuir a dor?</span> Como diminuir a dor?

Todo aquele que aprende a tocar guitarra tem que lidar com os dedos doloridos no início. Há coisas que você pode fazer para reduzir a dor, mas por sua vez, seus calos formará mais lenta, então você está, basicamente, prorroga o período de dor diminuiu.

  • Se está tudo bem com você, do que você pode fazer o seguinte para aliviar os dedos doloridos:

  • Obter cordas de calibre mais leves, eles são mais fáceis de jogar do que médio / cordas de calibre pesado.

  • Praticar é menos dolorosa em nylon cordas guitarras clássicas, um pouco mais doloroso em guitarras elétricas, eo mais doloroso em aço acústica cordas.

  • Diminuir o tempo de sessão de treinos, mas a prática mais vezes por dia. Então, digamos que você pode praticar por apenas 10 minutos a uma hora, mas fazê-lo 3x por dia até que a dor alivia.

Este artigo possui mais ou menos 1000 palavras. Se no início deste artigo os seus dedos estavam doloridos, agora não estão mais. Isto é um sinal para você voltar a praticar por alguns minutinhos novamente 🙂

Tenha em mente que a dor vai desaparecer completamente com a prática e que este seja o seu lema:

Quanto mais dói hoje, menos vai doer amanhã!

Mantenha a prática e nos vemos nas próximas lições!

<span style='font-size: 20px;'>Revisar:</span> Revisar:

Lição de reforço sobre as suas memórias, memórias auditivas, memórias visuais etc… É bom revisar, nesta lição mostro alguns exercícios de fortalecimento também.