<span style='font-size: 20px;'>Introdução:</span> Introdução:

É de extrema importância para quem está iniciando no curso de como aprender a tocar violão, conhecer as escalas. É muito importante para quem está aprendendo violão, conhecer e praticar escalas. Não importa o tipo de violão que está tocando, tanto violão clássico ou violão popular (onde são usados acordes para acompanhamento). É preciso sempre praticar e praticar sempre algumas simples escalas de violão. Até por que para formar os acordes é necessário partir das escalas.

<span style='font-size: 20px;'>Escalas e Acordes no Violão:</span> Escalas e Acordes no Violão:

Existem dezenas de escalas, de diferentes formas. Escalas menores, maiores, escalas harmônicas, escalas melódicas, pentatônicas etc… Para um iniciante, não é necessário entender e conhecer decoradamente todas as escalas. Até por que isso precisa de muito e muito tempo de prática.

Normalmente o músico pratica as escalas que são mais utilizadas. Principalmente nas músicas da moda, músicas que estão tocando nas rádios pelo mundo a fora. E por isso iremos começar do princípio.

Escalas de Violão, escalas maiores

São as escalas mais graves, com maior tonalidade. Primeiramente é necessário entender que, além de existirem diversas formas de escalas de violão, estas todas podem ser tocadas pelo braço do seu violão, sem problemas.

Mas como assim?

Resumidamente, você consegue tocar a escala C (sigla para Dó Maior) nas primeiras cinco casas do braço de seu violão. Como no exemplo ao fim da lição. Além das primeiras cinco casas, é possível tocar mais para frente podendo tocar a escala “C” em todo o braço da sua guitarra ou seu violão. Há também o uso do capo traste (CAPO) que permite que todas as escalas sejam tocadas em diferentes partes do braço do violão.

Tirar novos acordes em diferentes escalas

As escalas do violão possuem um tipo de “desenho” que é feito com sua mão no braço do violão. Este padrão de desenhos se repete por toda a extensão do braço e pode ser usado em diferentes escalas. Um exemplo claro disso é os acordes que usam pestana. O desenho é sempre o mesmo, basta arrastar sua mão para traz e para a frente e consequentemente teremos um acorde diferente, com sonoridade maior ou menor. Isso acontece também com as outras escalas, se você toca a escala “G” (Sol Maior) na terceira casa do seu violão, ao traze-la duas casas para frente consegue tirar a escala “A” (Lá Maior). Basta trazer o “Desenho” que é feito com suas mãos para frente ou para traz e alcançar novos acordes.

<span style='font-size: 20px;'>Exemplo:</span> Exemplo:
Abaixo, o exemplo de como a escala em C (Dó Maior) pode ser tocada em diferentes partes do braço do seu violão.

1E|——5–3–1–0———————————————
2B|——————3–1–0—————————————
3G|—————————2–0————————————
4D|———————————3–2–0————————
5A|——————————————3–2–0—————
6E|—————————————————3–1————


1E|———————————————0–1–3–5——
2B|————————————0–1–3———————
3G|——————————0–2———————————
4D|———————0–2–3————————————
5A|————0–2–3———————————————
6E|——1–3———————————————————