<span style='font-size: 20px;'>Introdução:</span> Introdução:

Qualquer pessoa, independente de sua idade, pode aprender a tocar violão. A maioria dos iniciantes desistem de aprender ainda no começo. O motivo? Falta de dedicação e prática talvez… O problema é que se você não praticar da forma correta não irá aprender, consequentemente estará desestimulado continuar. Com algumas técnicas que nós ensinamos você aprende a tocar violão do zero e o melhor de tudo é grátis!
Esta lição irá ensina-lo a criar uma boa memória muscular usando alguns minutos de seu dia.

<span style='font-size: 20px;'>Conhecendo sua memória:</span> Conhecendo sua memória:

A memória humana trabalha diretamente, 24 horas por dia, para que tudo fique organizado. Todas suas informações, informações de hoje e de 10 anos atrás estão guardadas e organizadas. Essa organização permite que tudo funcione harmoniosamente. Existem livros de psicologia da inteligência que dizem que o desenvolvimento da memória de uma criança possa estar ligado ao desenvolvimento de uma aluno com seu violão.

 

Memória Muscular:

É a memória que está relacionada ao contato com o seu instrumento, guitarra, violão, etc… Esta memória grava os movimentos que você faz com os dedos, o toque direto no violão e principalmente a postura de sua mão.
 

Memória Visual:

É aquela que trabalha na leitura e na gravação de textos musicais, partituras e tablaturas e os interliga ao braço do violão. Isso faz com que você saiba sincronizar as duas mãos fazendo com que uma dedilhe e a outra posicione os acordes. Para treinar isto basta praticar, isto mesmo. Pegue as nossas Cifras de Violão e pratique ao menos 30 minutos por dia. Caso você seja uma pessoa muito atarefada, procure reservar alguns minutos de seu dia para praticar. Isso não precisa ser necessariamente todos os dias, porém é o indicado.
 

Memória Auditiva:

Este é o resultado fundamental da sua memória muscular, faz com que você guie no sentido correto da música sabendo a hora de trocar de acordes por estar ouvindo a música.
Uma dica: Escute a música até cansar, isso mesmo, quando você quiser aprender a tocar uma música que você acredita que não irá conseguir, escute-a. Você estará desenvolvendo 100% da sua memória auditiva. Assim quando chegar nas alternações de acordes, você saberá onde colocar seus dedos e quais acordes tocar.

<span style='font-size: 20px;'>Vamos praticar?</span> Vamos praticar?
Alguns exercícios do dia a dia podem ajudar a desenvolver sua memória muscular e a força de seus dedos, acompanhe:
 

Sem seu Violão / Guitarra:

Amigo, quando você era pequeno nunca tocou uma guitarra invisível? Então, isso ajuda e muito a melhorar a força e o movimento de seus dedos. Não ter um violão por perto não é desculpara para deixar de treinar sua mão e seus dedos. Uma técnica boa para melhorar a força e a agilidade de seus dedos sem ter um violão em mãos, é colocar a palma da mão sobre a mesa e “batucar” com os dedos. Imagine que esteja tocando alguma coisa, sempre funciona. O ritmo, a velocidade e a ordem dos dedos são fundamentais neste “batuque”. Em algumas lojas existem uns brinquedos que fortalecem os dedos, talvez em alguma loja na sua cidade isto possa ser encontrado. Importante: exercite sempre as duas mãos, nem mais nem menos. Você precisa das duas mãos fortes e ágeis para tocar uma música.
 

aprender a tocar violão

Toque seu violão invisível!

 

Invente:

Desenvolver uma ótima força e memória muscular com os seus dedos é certamente uma parte desafiadora no aprendizado de qualquer iniciante. Um bom exercício para se fazer é inventar solos. Isso mesmo, vire um guitarrista famoso para si mesmo. Faça os exercícios de fortalecimento de dedos que listamos neste artigo. Estes exercícios trazem uma rapidez muito maior em seus dedos, toque em várias casas com os quatros dedos e varie muito nos locais onde toca.
 

Pratique:

Se possível, pratique todos os dias, 5 dias na semana no mínimo por pelo menos 30 minutos. Se você quiser mesmo aprender e aprender corretamente precisa estudar e praticar. Isso implica em desenvolver seus ouvidos estimulando sua memória auditiva, desenvolver seus dedos e mãos estimulando a sua memória muscular e lendo bastante tablaturas da forma correta, estimulando sua memória visual. A sua coordenação motora e a rapidez dependem necessariamente da prática correta.
 

Faça calos nas pontas dos dedos:

Você deve estar pensando, que tolice fazer isto. Mas se você praticar bastante, ainda mais se for inverno, a ponta de seus dedos irá ficar marcada pelas cordas. Essas marcas irão passar e se tornaram calos. De início isso vai doer bastante porém quanto mais você praticar mais os seus dedos ficaram resistentes e a dor sumirá. Portanto não é tolice, é desenvolvimento pessoal, depende de você 😀
 

fortalecimento dos dedos

Desenvolva calos nas pontas de seus dedos

 

Aperte bolas macias, tênis ou de borracha:

Com 5 minutos todos os dias você pode fortalecer todos os músculos de sua mão simplemente apertando uma bola de tênis por exemplo. Mas tome cuidado, o esforço repetitivo pode causar lesões na sua mão e nos dedos. Então pratique com cuidado, porém pratique sempre.

exercício de fortalecimento dos dedos

Exercício com bolas para fortalecimento da mão

 

Toque diferentes violões:

Se puder, toque com diferentes tipos de violões. De preferência os violões com cordas de aço e nylon. Assim você se acostumará com o peso, tamanho e tipo de cordas de cada um. É recomendável também, quem puder, tocar baixo e guitarra para melhorar a rapidez.

<span style='font-size: 20px;'>Revisão e complementos: </span> Revisão e complementos:

Post com algumas dicas para melhorar os músculos de sua mão e seus dedos. Fortalecimento e agilidade ao tocar violão.