Service title Service title

Uma vez que você dominou os acordes básicos para iniciantes, você com certeza irá querer a dedilhar acordes. Este é o ponto onde você realmente começar a fazer música de verdade e você vai perceber que dedilhar acordes é relativamente fácil…

Na verdade, se você souber entre 3 a 5 acordes e claro, sabe mudar entre eles você já pode aprender a dedilhar usando algumas batidas. Assim você pode tocar centenas se não milhares de músicas!

O dedilhado é um aspecto muito importante de aprender a tocar violão ou guitarra. Ele requer um bom senso de ritmo, sincronismo, síncope (forma rítmica musical) e também muita versatilidade durante os movimentos. Mas você deve estar pensando, estou na metade do curso, não sei tudo isso mencionado… Aí que vem a parte boa, o dedilhado ensina todas estas habilidade se muito mais!

Service title Service title

Comece a dedilhar com uma palheta simples. Mais tarde estará dedilhando com os dedos usando o polegar direito e o dedo indicador também.

Mantenha pressionado o acorde ‘E’ ou qualquer acorde que possa usar as 6 cordas do violão, deslize a palheta para baixo tocando todas as cordas.

 

Sobre o Instrumento:

    • Em violões, você precisa dedilhar sobre o buraco da saída de som;
    • Em guitarras elétricas, você precisa dedilhar sobre o primeiro captador.

 

Sobre sua postura:

  • Certifique-se de usar todo o seu antebraço e apenas aproveitar o movimento com seu pulso. Não basta mover seu pulso, sem mover seu antebraço. Os movimentos das batidas originam do seu cotovelo.
  • Faça estes movimentos o mais natural possível. Relaxe sua mão quando estiver tocando, solte o seu pulso e apenas deslize sobre as cordas.
  • Suas palhetadas podem ser fracas de início, mas não há por que se preocupar. Isto vai se tornar mais firme com o tempo.
  • Se sua palheta enroscar nas cordas, você vai ter que adequar sua mão a um novo ângulo para que ela não enrosque. Isto acontece principalmente quando se dedilha para cima
Service title Service title

Vamos ver alguns padrões de dedilhado para iniciantes e os movimentos de batidas mais comuns. Tente tornar a música mais boa para os ouvidos, troque de acordes, de início podem ser os acordes simples (ao fim do post está uma lista com lições uteis para complementar e revisar). Aconselho o uso de uma progressão de acordes G, D e C (Sol, Ré, Dó). É uma progressão bastante fácil e é encaixada em bastante músicas.

 

4 batidas para baixo

Mantenha pressionado qualquer acorde e em seguida dedilhe o seguinte ritmo abaixo. Ele é muito simples, uma vez que conseguir tente alternar entre acordes sem parar o ritmo que está dedilhando. A seta para baixo informa que você deve fazer um dedilhado para baixo, ou seja montar o acorde e tocar as cordas no ritmo da imagem. Sendo: 1, 2, 3, 4… Lembre-se de ir alternando entre as batidas.

4 batidas para baixo e 4 para cima

Aqui você estará dedilhando 8 notas a contrário de antes onde eram apenas 4. O seu dedilhado para cima será um pouco mais complicado de dominar, este você precisará trabalhar mais lentamente que o dedilhado para baixo.

Uma vez que você se sentir confortável com o ritmo e a batida pra cima pode alternar entre os acordes sem interromper o dedilhado.

Perder o Ritmo

A partir daqui as coisas começam a ficar criativas, a sua palheta irá reproduzir o som da música. Tente o ritmo abaixo, mude os acordes conforme você achar necessário até se sentir confortável tocando este ritmo. Aqui você também pode adicionar as técnicas de Palm Mute ou Cordas Abafadas para melhorar o som e dar um outro ritmo ao tocar.

Batidas acentuadas

Dar uma acentuada no ritmo em que você está tocando pode apimentar o seu aprendizado. O que precisa ser feito é tocar mais forte em determinadas cordas, continue usando a palheta neste ritmo. Pode ver na imagem que a batida acentuado é representado por uma flecha mais forte que as demais.

3 terços do tempo

Nem sempre você vai estar tocando exatamente quatro tipos de batidas em uma música, ou quatro palhetadas… Tente usar este ritmo para dar uma diferenciada no seu aprendizado.

Padrões de batidas Criativas

Lembra-se quando mencionei que com um jogo de três acordes, por exemplo a progressão G-D-C, você pode tocar centenas de músicas? Isto mesmo, a razão para isso é o simples fato de você mudar o ritmo da música, mantendo os acordes. Você pode fazer qualquer padrão de batida que desejar, mas lembre-se, esta batida precisa harmonizar com a música. Não ficaria legal uma batida reggae em uma música de Rock…

Então, como você sabe que a sua batida está em harmonia com a música? Bem, se isto soar corretamente você está no caminho certo 🙂

Para reforçar, experimente este padrão:

Dicas avançadas de batidas

Vou dar algumas dicas para você usar após se sentir confortável executando as batidas acima:

  • Adicione paradas bruscas enquanto estiver tocando a música. Na música Sertaneja Brasileira isso é muito usado em ritmos mais pegados…
  • Ao mesmo tempo que toca com a palheta, bata com a mão nas cordas para dar uma sensação de percussão.
  • Adicionar o palm mutting corretamente aumenta a sensação de percussão. Como o nome sugere, palm mutting é a ação de abafar o som usando a palma da mão, o uso perfeito desta técnica muda totalmente o som da música, pra melhor é claro.

Dedilhar corretamente no violão, usando as nossas técnicas de batidas, é somente uma questão de tempo e de ritmo. Não é complicado, você só precisa treinar corretamente. A sua palheta deve cair dentro daquele buraco que o violão possui… Não se preocupe, você irá desenvolver uma técnica para tira-la de lá em poucos segundos 🙂 .

Service title Service title
Sugiro que revise algumas lições que irão complementar o seu aprendizado. Sinta-se a vontade em voltar e rever lições a qualquer momento.