<span style='font-size: 20px;'>Introdução:</span> Introdução:

Tocar acordes para violão facilmente, esta é uma boa dica para quem está começando a tocar violão e está vendo nossas lições. Com certeza é um dos principais “probleminhas” que os iniciantes encontram no seu aprendizado. Normalmente há uma confusão com as mãos, a esquerda que deve fazer os acordes fica parada e a direita toca sozinha.. Sem alguma sincronização. O que acontece, a mão esquerda precisa trabalhar num ritmo mais elevado que a direita, pois ela irá fazer mais acordes ou no caso de solos ela irá trabalhar no braço do violão muito mais que a direita. A mão direita faz o ritmo da música para que a mão esquerda troque de acordes / notas. O acorde precisa ser tocado no momento exato, ou a música ficará estranha.

Resumindo: Quando estamos tocando o mesmo acorde, tudo bem este atraso não será notado… Mas na hora da mudança de dedos da mão esquerda acontece a “tragédia”. Mas não se desespere amigo, estamos aqui para nos ajudar não é mesmo? Veja esta super dica para você melhorar 100% o seu rendimento na troca de acordes, acompanhe:

<span style='font-size: 20px;'>Aumentar agilidade na troca de acordes:</span> Aumentar agilidade na troca de acordes:

Há uma simples solução para seu problema. Porém você precisa praticar, junte todas as suas dificuldades e as treine juntas. Isso não deve levar mais que 40 minutos por dia, ou menos caso você seja bastante atarefado.

 

Vamos lá, selecione três acordes quaisquer:

  1. Com os acordes selecionados, numere-os como 1,2 e 3, consecutivamente;
  2. Forme com seus dedos o acorde número 1 e toque-o em seu violão;
  3. A mesma coisa com o acorde número 2 e 3. Forme-os e toque apenas uma vez;

Faça esta sequencia de 3 acordes, vai aumentando sua velocidade conforme você vê que pode tocar. Não seja afobado, inicie lentamente e vai aumentando gradativamente. A ideia é você tocar os 3 acordes até não precisar mais pensar qual precisa montar para tocar entendeu? Isso requer prática. Mas em poucos minutos você conseguira, garanto. Caso você escolha os acordes G, D e C você estará tocando uma música bastante popular do Rock n’ Roll internacional, Knockin’ On Heaven’s Door de Bob Dylan e um cover da banda Guns N’ Roses.

 

Reforçando:

Primeiramente monte os três acordes e grave-os. Em seguida toque-os de forma gradativa, aumentando conforme você achar que consegue até chegar o momento que você não precisará mais pensar para montar o acorde, será algo instantâneo. Quando isto acontecer avance de “fase”. Comece a tocar 4, 5, 6, 7… quantos acordes achar necessário.

Você que está no caminho para se tornar um músico violinista ou guitarrista precisa pensar que todos os maiores músicos praticam exercícios de velocidade. Você que pretende ser um astro do Rock n’ Roll, acha que Randy Rhoads, eterno guitarrista de Ozzy Osbourne, tocava rápido daquele jeito sem ao menos treinar?

Agora é com você!

Então amigo meu conselho, neste e em todos os nossos posts, você precisa se empenhar e praticar bastante que com certeza os frutos de sua “empreitada” virão.

Dica Importante: Use um violão simples para fazer estes treinos, nem guitarra nem violão elétrico. Um violão acústico e sem amplificadores, pois o “peso” das cordas deste tipo de violão são perfeitas para iniciantes e ajudam em muito o desenvolvimento dos músculos em seus dedos. As cordas são mais firmes e o rendimento é melhor do que tocar em uma guitarra onde as cordas são mais macias. Fica minha última dica. Até mais amigos, nos vemos na próxima lição!

<span style='font-size: 20px;'>Diagramas de Acordes:</span> Diagramas de Acordes:

Não sabe quais acordes escolher? Nós te ajudamos!
Aqui tem dois diagramas com 7 acordes maiores e 7 acordes menores, os mais simples para você começar a tocar