<span style='font-size: 20px;'>Introdução:</span> Introdução:

Ser capaz de ler acordes é uma das primeiras coisas que se deve aprender como um músico iniciante. Você vai encontrar acordes e cifras completas em muitas formas e muitos tamanhos diferentes pela internet, a capacidade de entender abrirá portas para você aprender novas canções.

<span style='font-size: 20px;'>Lendo Acordes:</span> Lendo Acordes:

Estes diagramas de acordes podem parecer um pouco estranhos para um iniciante destreinado, então vamos aprender a ler acordes de violão agora.

 

1. O diagrama de acorde básico

À esquerda, você pode ver o um “diagrama” de acordes bem simples. Só um monte de linhas? Não. Olhe agora para o braço do violão a direita e veja se há semelhanças.

como aprender a tocar violão

Como você pode ver, aquele “diagrama” de acordes é a representação de uma parte do braço do seu violão.

como aprender a tocar violão

Detalhes do diagrama acima:




  • A linha superior horizontal é chamada de “Pestana“;
  • As outras linhas horizontais até o fim do braço são chamadas de trastes;
  • As linhas verticais são as cordas, o diagrama representa um braço destro (direito), de baixo para cima ficaria (Mi, Si, Sol, Ré, La, Mi)
  • 2. O diagrama com um acorde real

    Agora que você já está familiarizado com as partes básicas de um braço de violão, vamos ver um acorde dentro do diagrama.

    Usaremo um acorde de Lá Menor (Am) para a representação:

    como aprender a tocar violão

    Há várias coisas que você precisa observar nesta imagem:

    • Acima da linha horizontal, os símbolos “x” e “0”. O “x” significa que você não deve tocar a corda correspondente quando o símbolo aparecer e o “o” significa que você deve tocar a corda solta.
    • As cordas que não tiverem a “bolinha” preta não devem ser tocadas!
    • Cada acorde trará um diagrama diferente onde você usará mais espaço entre os trastes ou mais dedos. O que você precisa é saber entender os códigos e praticar com acordes básicos.
Às vezes, o diagrama pode conter números sobre os pontos pretos conforme o diagrama abaixo:

como aprender a tocar violão

 

Estes números indicam qual dedo você deve estar mantendo na corda dada. 1 é o dedo indicador, 2 é o dedo do meio, 3 é o dedo anelar e 4 é o dedo mindinho. Acontecem muitos erros de trocar o número da corda pelo número do traste, mas agora você está conhecendo corretamente como tocar um acorde e estes erros não acontecerão. Estes números o auxiliarão para tocar o acorde dado corretamente.

como aprender a tocar violão
 

3. Acordes acima do braço do violão




Sim, você pode formar acordes em todo o braço de seu violão e não há uma maneira “especial” para indicar diagramas de acordes acima do braço do seu  violão. Acordes que estão do meio para baixo do braço da guitarra (longe da pestana). Estes acordes serão marcados pelos trastes do violão, estes trastes possuem uma numeração ou marcação.

Veja esta imagem:

como aprender a tocar violão

  • O diagrama à esquerda que o traste número 7 tomou o lugar onde a pestana costumava estar;
  • O diagrama à direita monstra a numeração para cada traste.

Como você pode ver, isso talvez seja complicado já que ambos os diagramas podem exibir o mesmo acorde. Isso será diferenciado pela numeração de cada traste, onde você saberá o local do posicionamento da sua mão. Na tablatura aparecerá o nome da corda e o número em que você irá colocar o dedo. Este número é o traste. Você pode ver nosso post sobre Como Ler Tablaturas e entenderá melhor.
 

4. Diagramas horizontais



Como mencionado anteriormente, as cifras podem vir em diferentes tipos e tamanhos, isto varia de quem às escreve. Muitos sites usam diagramas de acordes na vertical e muitos usam na horizontal.

Não deixe que isto atrapalhe seu desenvolvimento. Diagramas horizontais são os mesmos que os verticais eles apenas viraram de lado. Veja este exemplo do mesmo acorde que foi mostrado anteriormente:

como aprender a tocar violão

Viram como é simples? Algumas pessoas consideram esta forma (horizontal) mais fácil de ser compreendida. Isto varia bastante.

Então amigos, agora vocês possuem uma forte base para começarem a ler os diagramas de acordes, cifras e como ler tablaturas Você irá precisar praticar bastante os acordes vistos, recomendo iniciar com algumas cifras simples com poucos acordes e ir avançando gradativamente com o tempo. Em breve num piscar de olhos você terá a cifra em mente! Nos vemos em breve, continue no nosso capítulo 01